Nesse espaço registrarei o que de mais interessante em relação ao meu trabalho com a´"Língua Portuguesa", aos meus rabiscos poéticos, enfim, à VIDA. As dúvidas, os questionamentos, as frustrações e o sucesso serão registrados. Espero que esse canal possa receber depoimentos brilhantes de pessoas que possuem a sensibildade de ver o "outro" com os olhos do coração.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Amores impossíveis

Amores impossíveis

A vida é mesmo engraçada
São encontros e desencontros
Realidade e ficção
Sentimentos que se misturam
E fazem de nós
Ilustres amantes
De uma boa história de amor ou de paixão
O que dizer de Eugênio e Margarida
Capitu e Bentinho
Marília e Dirceu
Enfim
Julieta e Romeu.
Amores impossíveis?
Talvez.
Duráveis?
Enquanto durou.
Amores,
Apenas.

(Deley Oliveira)

quarta-feira, 14 de abril de 2010

GÊNEROS TEXTUAIS NA ESCOLA?

Sim. O professor de Língua Portuguesa que está em sala de aula nos dias atuais, mesmo que tenha uma visão mais normativa de como trabalhar com a língua, precisa propiciar aos seus alunos um estudo reflexivo da língua. E isso significa que o seu trabalho deve ser voltado para o uso do texto como ponto de partida de qualquer atividade. Nesse sentido, as diversidades de gêneros textuais farão parte desse contato intimista com o texto. Cabe ao professor visualizar a língua acontecendo em seu país, estado, cidade, bairro, enfim, em seu cotidiano. Para tanto, é preciso que ele crie em seu espaço pedagógico um ambiente que propicie a análise e estudos dos gêneros que circulam no meio social.
A “Olimpíada de Língua Portuguesa 2010” é a oportunidade de realizar tal ação. E principalmente, visualizar, vivenciar e discutir o seu tema: “O lugar onde eu vivo”.
Ressalta-se que, tradicionalmente, a Olimpíada - desde que era o Prêmio Escrevendo o Futuro - propunha três gêneros textuais para a escrita de alunos: poesia, memória e artigo de opinião. Agora, com duas novas séries participando, foi incluído mais um gênero, a crônica literária.
Neste ano, a distribuição dos gêneros pelos anos escolares que poderão concorrer à Olimpíada de Língua Portuguesa fica assim:
Poesia: 5º e 6º anos do Ensino Fundamental
Memórias: 7º e 8º anos do Ensino Fundamental
Crônica: 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio
Artigo de opinião: 2º e 3º anos do Ensino Médio
O convite para participação da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro em 2010 é estendido a todas as escolas públicas brasileiras. A partir do lançamento oficial previsto para o dia 02 de março de 2010. A inscrição pode ser obtida nas agências do Banco Itaú, nas sedes das Undimes estaduais ou pela internet após a data do lançamento oficial já mencionado.

FORMADOR DO GESTAR DE LÍNGUA PORTUGUESA
Vanderley José de Oliveira